Vacinas contra a gripe: quais são os benefícios da prevenção?

Vale a pena se vacinar contra a gripe? Confira os tipos de gripe e os benefícios da vacina.

Está chegando a estação mais fria do ano. E com ela, surgem os surtos de gripes e resfriados.

Mas como se proteger dos principais tipos de gripe? Além de manter uma alimentação equilibrada e os hábitos de vidas saudáveis, optar pelas vacinas contra a gripe ainda é uma das melhores formas de prevenção.

No artigo de hoje, vamos conferir os benefícios das vacinas contra a gripe e entender a diferença entre a vacina do SUS (postinhos) e clínicas particulares.

Confira a leitura na íntegra!

 

Quais os tipos de gripe?

Nem todo mundo sabe, mas existem vários tipos de vírus da gripe (influenza) – e nem todas as infecções são causadas pelo mesmo microorganismo.

Vamos conferir os principais?

  1. Gripe comum

Como o próprio nome já diz, a gripe comum é aquela que corresponde a surtos anuais (principalmente nas épocas mais frias do ano). A transmissão é facilitada em ambientes mais fechados e também inclui o contato com objetos contaminados ou de pessoa para pessoa.

 

  1. Vírus da gripe H3N2 (cepa de Influenza A)

Considerada uma gripe sazonal, que só ocorre em algumas épocas do ano, o vírus da gripe H3N2 é comum nos meses de maio e setembro – envolvendo principalmente as estações mais frias do ano.

Como a transmissão ocorre com o simples contato com pessoas infectadas, optar por uma vacinação contra a gripe antes mesmo do inverno é uma das melhores formas de prevenção!

 

  1. Vírus H1N1 (cepa de Influenza A)

Devido à epidemia que assolou o mundo entre 2009 e 2010, o vírus H1N1 é tido como um dos tipos de gripes mais famosos de todos – também conhecido como gripe suína.

A gripe do tipo H1N1 costuma afetar não somente pessoas debilitadas do ponto de vista imunológico, como também crianças e adolescentes.

Por esse motivo, a prevenção é de suma importância para pessoas de qualquer idade, devendo ser ainda mais priorizada em crianças, jovens, idosos e qualquer pessoa portadora de doenças cardíacas, respiratórias, neurológicas, hepáticas, renais e diabetes.

 

  1. Vírus da gripe do tipo A e B

O vírus da gripe do tipo A, de origem aviária, está relacionado à épocas mais frias do ano. Surgido inicialmente na China, essa forma de gripe pode se apresentar bastante grave, levando o paciente até à morte.

Por sorte, os casos são bastante raros e a transmissão entre humanos não costuma ocorrer. Já na gripe do tipo B, as infecções costumam ser mais comuns ao longo da vida, incluindo variáveis mutantes do vírus.

Apesar da maioria dos sintomas do influenza B serem parecidos com uma gripe comum, casos mais graves podem incluir dificuldades para respirar. Por esse motivo, buscar formas de prevenção para a gripe ainda é o melhor remédio – seja de qual tipo ela for!

Ainda tem dúvidas sobre a diferença entre gripe e coronavírus? Confira esse material exclusivo que preparamos para você!

 

Qual é a diferença entre a vacina da gripe do SUS e de uma clínica particular?

Quando o assunto é campanha de vacinação contra a gripe, uma das perguntas mais comuns são: “Existe diferença entre a vacina do postinho e de uma clínica particular?” e “Vale a pena tomar a vacina contra a gripe?”.

Nos postinhos de saúde, a vacina oferecida pelo SUS oferece proteção para 3 sorotipos de vírus (trivalente), enquanto a dose de clínicas particulares protege contra 4 cepas virais.

Assim, a vacina contra a gripe que está disponível em clínicas particulares oferece muito mais proteção para os pacientes. Em sua modalidade quadrivalente, a vacina protege contra duas cepas de Influenza B e duas cepas de Influenza A – as formas H3N2 e H1N1.

Além disso, esse tipo de vacina não possui conservantes, minimizando ao máximo o risco de reações do organismo. Como sua apresentação se dá em monodose, as seringas são prontas com doses individuais, não contendo qualquer tipo de conservante.

Isso é ainda mais importante para bebês, crianças e idosos – os grupos que mais sofrem com as reações advindas das vacinas.

 

Por que se vacinar contra a gripe?

Infelizmente, muitas pessoas pensam que a gripe é uma doença simples e que não é perigosa. Mas todos os anos, essa patologia é responsável por  óbitos em todo o mundo – e pode trazer sérias complicações para a saúde (sobretudo de pessoas debilitadas).

Portanto, participar da campanha de vacinação contra a gripe 2020 é essencial para quem deseja ficar prevenido contra a doença. Além disso, tomar a vacina contra a gripe é uma excelente maneira de fortalecer o sistema imunológico e manter o corpo mais saudável!

 

Confira os principais benefícios da vacina contra a gripe:

  • Oferece maior proteção para pessoas que estão predispostas a se infectar com patógenos oportunistas ou aquelas que estão com o sistema imune debilitado;
  • Previne doenças e fortalece a saúde – em qualquer paciente ou idade;
  • E até protege o sistema cardiovascular!

E com todas essas vantagens, nada melhor do que se prevenir e garantir sua dose antes do inverno, não é mesmo?

 

Dicas extras para se manter prevenido contra a gripe:

  • Não esqueça que a saúde mental é totalmente influente em suas condições físicas. Por isso, deixe o estresse de lado e procure viver com mais qualidade;
  • Se alimente bem! Uma alimentação rica em vitaminas provenientes de origem vegetal e animal é excelente para prevenir qualquer doença, sobretudo as respiratórias;
  • Tome muita água. Manter o corpo hidratado permite que as reações celulares ocorram de maneira mais eficiente, deixando o corpo saudável;
  • Tenha boas noites de sono: isso possibilita que seus hormônios sejam regulados e seu sistema imune esteja ainda mais pronto para vencer qualquer vírus!
  • Cultive hábitos de vida saudáveis: deixe o sedentarismo lá longe, pare de fumar e reduza o consumo de bebidas alcóolicas.

E claro: não esqueça de participar da campanha de vacinação contra a gripe desse ano.

Já tomei a vacina da gripe ano passado, preciso tomar novamente em 2020?

Como as gripes ocorrem de forma sazonal, é preciso receber uma nova vacina no ano de 2020.  

Lembre-se que a prevenção ainda é o melhor remédio para manter a saúde em dia e, portanto, vale a pena tomar sua dose desse ano!

Ainda com dúvidas sobre as vacinas da gripe? Converse com um dos profissionais de nossa clínica e obtenha todas as informações que desejar. Deixe sua mensagem abaixo, estaremos felizes em atendê-lo!

Você pode gostar

A importância das vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23

Vacina Pentavalente x Hexavalente: você sabe qual é a diferença entre elas?

Vacine-se em casa: conheça o Atendimento Domiciliar Vacina VIP HOME

Calendário de Vacinação para Gestantes: Entenda Tudo sobre o Assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *