Vacina Meningocócica ACWY: o que é e quem deve tomar?

Powered by Rock Convert

Meningites e doenças causadas por meningococos são problemas de saúde preocupantes em todo o mundo. Graves e altamente contagiosas, tais complicações podem levar ao óbito.

Por isso, é importante garantir a vacina meningocócica ACWY de rotina em crianças e adolescentes, bem como as devidas doses em alguns adultos/idosos e viajantes para áreas de risco.

Neste artigo, a equipe da Proteger Vacinas explica tudo sobre a vacina meningocócica ACWY – desde o que é até quem deve tomá-la. Acompanhe a leitura na íntegra e depois conte conosco para proteger a sua família.

– A sua Clínica Particular de Imunização em Florianópolis, Palhoça e Capoeiras.

Entenda mais sobre a vacina ACWY

A vacina ACWY é capaz de prevenir doenças meningocócicas (DMs) e a temida e perigosa meningite bacteriana. Sua proteção se dá contra quatro sorogrupos de bactérias meningocócicas (que causam a doença), os tipos A, C, W e Y – que dão origem ao seu nome.

Mas qual é a sua grande importância, afinal? A grande questão é que as doenças causadas por microrganismos meningococos são extremamente perigosas para a saúde humana, e podem até causar óbito.  

A meningite meningocócica, por exemplo, é uma forma gravíssima e de rápida evolução. Ela é gerada pela infecção da perigosa bactéria Neisseria meningitidis.

Independente da faixa etária, a meningite bacteriana pode gerar sequelas irreversíveis e levar a morte. É por este motivo que a vacina meningocócica ACWY é altamente indicada e deve ser tomada em suas devidas faixa-etárias.

Nos próximos tópicos, saiba para quem a vacina meningocócica ACWY é recomendada e como funcionam os esquemas de imunização para se prevenir da meningite.

– Vacina da gripe do sistema público e privado: tem diferença? Tire todas as suas dúvidas

Quem deve tomá-la? Para quem a ACWY é indicada?

 

A faixa etária das crianças (sobretudo nos primeiros 4 anos de vida) e adolescentes são as de maior indicação para a vacina ACWY. Porque é exatamente em tais períodos de vida que o ser humano apresenta maiores chances de contrair doenças meningocócicas.

Em adultos, indicações podem ocorrer para viajantes de determinadas áreas endêmicas ou situações de exposição a maiores riscos de contrair a doença (como em superlotação).

A vacina ACWY é indicada para as situações abaixo:

  • Crianças e adolescentes: devem receber as doses de rotina, seguindo o esquema de vacinação vigente;
  • Requer avaliação médica, já que a imunização depende da condição epidemiológica ou até mesmo a presença de algo que aumente o risco para doenças causadas por meningococos;
  • Viajantes: de regiões onde existe maior risco ou exposição a tais doenças.

– Acompanhe o blog da Proteger Vacinas e se mantenha atualizado com notícias sobre a vacina da gripe, COVID-19 e mais.

Como são aplicadas as doses dentro de cada faixa etária?

 

Confira, a seguir, o esquema de imunização recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações e Sociedade Brasileira de Pediatria:

– Imunização em crianças:

Nos pequenos, a vacinação de rotina para ACWY tem início aos 3 meses de idade. Durante o primeiro ano de vida da criança, ela recebe duas doses. Em seguida, os reforços ocorrem entre 1 ano (12 meses) e 1 ano e 3 meses (15 meses), aos cinco e aos onze anos.

Vacina Gripe 2021Powered by Rock Convert

Vale lembrar que pode haver variações no esquema de doses dependendo da imunização utilizada e recomendações específicas na bula.

– Vacina em adolescentes:

Caso o adolescente não tenha sido vacinado quando criança, também é possível iniciar o esquema de doses da vacina meningocócica ACWY. Neste caso, devem ser realizadas duas doses por períodos de cinco em cinco anos. A imunização é essencial neste faixa etária, já que podem ocorrer surtos e picos em adolescentes.

 

– Vacinação para adultos/viajantes:

Em adultos, a vacinação ACWY ocorre em dose única. As recomendações dependem do passível risco do paciente à doença (condições epidemiológicas). Ou, ainda, situações específicas de saúde ou vivência em que pode ocorrer indicação médica – tudo depende de cada caso ou pessoas que desejam se proteger.

Bastante segura, a vacina ACWY só é contraindicada em casos que o paciente apresenta alergia a algum dos componentes da vacina. Em casos de intolerância ou alergia pré-existente, avise previamente os profissionais responsáveis por realizar a sua vacina.

– Confira um breve resumo sobre as contraindicações, efeitos e esquema de doses da vacina ACWY.

Outras vacinas relacionadas com a prevenção da meningite

 

Embora a meningite seja uma patologia extremamente preocupante, por sorte existem várias vacinas capazes de proteger contra ela.

Lista com as principais vacinas (além da ACWY) que previnem as meningites:

  • Meningocócica B: previne doenças causadas pelos meningococos do tipo B;
  • Meningocócica C: protege contra o tipo C da doença meningocócica;
  • Pneumocócica conjugada: também chamada de VPC, previne doenças meningocócicas causadas por Streptococcus pneumoniae – outra bactéria bastante perigosa;
  • Conjugada com Haemophilus influenza e tipo b: protege de doenças causadas por este microrganismo, sobretudo a meningite.

Caso você não tenha ideia de qual é a vacina mais indicada ou de como anda seu esquema de vacinação, não há com o que se preocupar. Entre em contato com os especialistas da Proteger Vacinas. Teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Também realizamos orientação vacinal para gestantes de forma totalmente gratuita. Independente da sua necessidade, conte conosco para proteger a sua família!

– Entenda mais sobre a vacina meningo B e para quem ela é indicada.

Agende o seu horário para vacinação na Grande Florianópolis: proteja-se com a vacina ACWY

 

Proteja-se contra a meningite bacteriana ou outras doenças meningocócicas: mantenha sua família saudável com a vacina meningocócica ACWY na Proteger Vacinas.

Atuamos há mais de 10 anos como especialistas na área de imunização humana e estamos em Florianópolis, Capoeiras e Palhoça prontos para te atender. Lembre-se que, independente da doença, vacinar ainda é a melhor forma de se prevenir.

As doses da vacina ACWY estão disponíveis até para vacinação domiciliar, respeitando o lema #fiqueemcasa vigente na pandemia. Que tal garantir a sua dose? Entre em contato conosco e garanta já o seu atendimento! Estamos aqui para levar saúde até você.

 

 Link direto para o atendimento via WhatsApp da Clínica Proteger Vacinas.

Powered by Rock Convert

Você pode gostar

A importância das vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23

Vacina HPV: quem deve tomar e para que serve?

A importância da amamentação e a relação com outras vacinas

Vacina da gripe do sistema público e privado: tem diferença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *