Vacina da Gripe pode proteger doenças cardíacas

Estamos em plena temporada mais fria do ano, um período estratégico para a vacinação contra a gripe, provocada pelo vírus Influenza. Você sabia que esta vacina também é uma grande aliada do coração?

Isso porque a infecção pelo vírus influenza, ao provocar febre, pode alterar a frequência cardíaca, sobrecarregando o bombeamento de sangue pelo coração. Há risco, ainda, de a pessoa gripada contrair pneumonia, quadro capaz de gerar maior complicação em quem já tem um problema cardiovascular.

Estudo realizado pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina do HC da USP mostrou que a utilização da vacina contra gripe em idosos da cidade de São Paulo contribuiu para a redução de 20% dos casos de infarto do miocárdio nesta população.

A vacina evitou os efeitos da gripe no organismo, como processos inflamatórios, desidratação, taquicardia e febre, que podem desencadear problemas cardíacos. As diretrizes nacionais e internacionais já recomendam a vacinação nos pacientes com doença aterosclerótica (gordura depositada na parede interna das artérias).

A vacina evita os processos inflamatórios, que são o gatilho para o processo da aterosclerose que entope os vasos e que pode levar ao infarto do miocárdio ou o acidente vascular cerebral. Muitas das possibilidades de prevenção das doenças do coração estão nas nossas mãos.

A vacina é a nossa maior proteção!

Você pode gostar

Entenda a mutação do vírus da Gripe

Vacina da Gripe – O que você precisa saber?

Febre amarela – é real, perigosa e urgente.

Quais os benefícios da vacina pentavalente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *