Quarentena COVID-19: 5 dicas para cuidar da sua saúde mental

Saiba como manter a saúde mental em dia durante o isolamento social (quarentena COVID-19).

Com o isolamento social, o que não faltam são dificuldades para lidar com a solidão da quarentena e vencer todos os problemas de ansiedade, medo, tristeza e incertezas – que trazem várias complicações para a saúde mental.

Estar isolado vai muito além de “ficar sozinho”. Surge o medo de faltar dinheiro para pagar os boletos, ser demitido do emprego e até mesmo se infectar com COVID-19.

Por conta disso, é necessário ter uma série de cuidados com a saúde mental durante a quarentena.

Que tal conferir 5 dicas para preservar sua saúde mental durante o isolamento social? Siga a leitura na íntegra!

5 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento social:

 

  1. Cuide para as notícias não se tornarem tóxicas

É claro que não podemos deixar de conferir as notícias e nos manter informados sobre a situação mundial e novidades da pandemia de COVID-19, o temido coronavírus.

Mas é muito importante se informar com moderação. Afinal, de nada irá adiantar entrar no desespero e fazer com que as notícias lhe tirem o sono – a ponto de se tornarem extremamente tóxicas.

Para reduzir essa problemática, você pode seguir alguns conselhos:

  • Evite conferir as notícias tarde da noite (antes de dormir)

Isso pode influenciar de forma totalmente negativa a sua noite de sono. Como esse momento é extremamente importante para a regulação do organismo, evite comprometê-lo!

 

  • Espere o dia iniciar para se manter informado

Tem coisa pior do que já iniciar o dia com uma notícia ruim? Com certeza, não! Para evitar constrangimentos e estresse desnecessário, evite olhar as notícias assim que acordar. Inicie seu dia, tome um bom café e só depois se mantenha informado.

Podem parecer dicas simples e bobas, mas que podem ser suas verdadeiras aliadas quando o assunto é cuidar da saúde mental durante o isolamento social.

 

  1. Tome conta de si mesmo

O isolamento social pode trazer à tona uma série de sentimentos: confusão, tristeza, medo, ansiedade. E em meio a esse cenário de incertezas, é comum que muitas pessoas se esqueçam do autocuidado.

Cuidar de si mesmo é essencial para manter a saúde mental em dia – principalmente em tempos de quarentena.

Mesmo que o mundo esteja desmoronando, não esqueça que você precisa do seu próprio tempo: cuide do seu corpo, tome aquele banho relaxante que tanto gosta e cultive hábitos positivos.

Uma hora toda essa confusão irá passar (mesmo que não saibamos quando) e você precisará estar 100% pronto para alavancar a vida, como sempre. Não deixe a tristeza e o medo tomarem conta e se dedique com energia e disposição para cuidar de si próprio!

 

  1. Acalme a sua mente

Se desesperar não irá resolver nada. Muito pelo contrário!

Mas afinal, como manter a mente calma durante o isolamento social? Embora muita gente pense que é besteira, a meditação pode ser uma excelente aliada.

Com benefícios comprovados pela ciência, a meditação faz com que a mente relaxe e que a consciência foque no presente – deixando todos os pensamentos ruins de lado.

E não precisa ser nenhum monge budista para contar com as vantagens do processo! No Youtube, é possível encontrar uma série de tutoriais guiados para iniciantes.

2 minutinhos de meditação durante o seu dia podem fazer uma enorme diferença. Experimente!

Caso essa história de coronavírus tenha te deixado extremamente preocupado com higienização e limpeza, dê uma conferida nesse material e saiba quais cuidados são necessários dentro de casa – evitando neuras com o COVID-19.

 

  1. Não se isole!

Em meio ao isolamento social, como não se isolar?

A verdade é que não é necessário sair na rua para sentir-se acompanhado – embora o ser humano sinta uma enorme falta do contato!

Que tal participar de encontros online e manter o contato com outras pessoas mesmo à distância?

Busque grupos do seu interesse. Converse com pessoas que estão passando pela mesma situação que você. Marque reuniões familiares online – mas JAMAIS fique sozinho!

Os principais problemas de saúde mental da quarentena estão sendo causados, principalmente, pelo distanciamento social. Aproveite a facilidade das mídias sociais e fique em contato com aqueles que você ama – mesmo que separados fisicamente.

Caso não tenha muitos amigos ou familiares disponíveis, não tem problema! O que não faltam são grupos de apoio na internet. Procure um com o qual se identifique e encontre-se!

 

  1. Cultive hábitos positivos e saudáveis

Os hábitos são o verdadeiro segredo do sucesso. Afinal, eles permeiam todas as áreas de nossa vida!

Confira a lista com hábitos saudáveis para serem adotados durante o isolamento social e comece a praticá-los hoje mesmo:

  • Pratique exercícios físicos (mesmo que seja dentro de casa);
  • Conte com a ajuda da meditação e do controle da respiração para acalmar a mente;
  • Faça atividades que lhe agradam: faz quanto tempo que você não pratica aquele hobby por “falta de tempo”?
  • Não deixe de falar com aqueles que você ama, mesmo que os abraços sejam virtuais;
  • Aproveite os eventos online para se distrair (sejam eles cursos ou lives de artistas que gosta);
  • Tenha uma rotina, mesmo que esteja trancado dentro de casa;
  • Cultive uma alimentação mais saudável e foque em alimentos que podem alavancar sua imunidade;
  • Aprenda novas coisas e teste suas habilidades.

Ter hábitos saudáveis e procurar seguir as dicas para manter a saúde em dia nos farão passar por essa pandemia com muito mais saúde e tranquilidade.

E como cuidar das crianças durante a quarentena?

Só quem tem filhos sabe o quanto está difícil cuidar dos pequenos em um período de aulas online e isolamento social.

Para te ajudar a manter a saúde mental em dia e contribuir também para a vida das crianças, preparamos um conteúdo especial: cuidados com as crianças durante a quarentena. Não deixe de conferir!

Proteja-se

E em meio à essa pandemia de COVID-19, nós da Proteger Vacinas tomamos medidas especiais e seguimos um Protocolo de Segurança para atendê-lo!

Aproveite para manter suas vacinas em dia e participar da Campanha de Vacinação da Gripe, deixando sua imunidade ainda mais forte em tempos de coronavírus. Qualquer dúvida, não hesite em nos contatar. Estaremos felizes em atendê-lo!

Você pode gostar

Entenda mais sobre a vacina Meningo B e para quem ela é indicada.

HPV: o que é e por que é importante vacinar o seu filho?

Crianças na quarentena: o que fazer e quais são os cuidados necessários?

Coronavírus: quais cuidados são necessários dentro de casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *