HPV: o que é e por que é importante vacinar o seu filho?

Saiba como funciona a vacina do HPV e entenda por que é benéfico proteger toda a família contra esse vírus. 

Antes de tudo: O que é HPV? 

Com sigla derivada do nome Papilomavírus Humano, o HPV é um vírus que infecta áreas como pele ou mucosas.

Como a sua forma de transmissão ocorre, sobretudo, via relações sexuais, é comum que HPV seja considerada uma infecção sexualmente transmissível. 

No entanto, casos raros também podem ocorrer em transmissões por contato direto com a pele ou mucosa infectada. 

Existem centenas de tipos diferentes de Papilomavírus Humano, mas apenas 40 deles podem infectar a área genital e se tornarem perigosos para alguns pacientes.

Mas afinal, qual é o grande problema de se infectar com HPV? 

Embora muitas pessoas não desenvolvam qualquer tipo de lesão ou manifestações clínicas, acima de tudo, o HPV pode ser perigoso para a saúde humana.

Isso ocorre pois ele é capaz de gerar lesões ou verrugas que podem repercutir em patologias como o câncer – tanto no colo do útero quanto em outras mucosas. 

Dados de estudos científicos mostram que pelo menos 80% de toda a população já entrou em contato com o vírus, por isso, é muito importante pensar em estratégias de prevenção poderosas, como tomar a vacina do HPV. 

Assim, pode-se evitar a infecção da região genital e o desenvolvimento de cânceres tais quais de colo do útero, pênis, ânus, vagina, dentre outros – que infelizmente matam milhões de pessoas em todo o mundo. 

Nos próximos tópicos, saiba como se proteger contra o HPV e entenda como a vacina age no corpo humano.

Confira vacinas importantes tanto para crianças quanto adultos.

Vacina HPV

A vacina do HPV é uma maneira bastante positiva tanto para prevenir a doença quanto para evitar situações desagradáveis envolvendo esse vírus. 

Existem dois tipos de vacinas disponíveis para o HPV: 

  • Quadrivalente 
  • Bivalente. 

Primeiramente, antes de entender sobre as vacinas, é importante saber que é possível encontrar vários subtipos de vírus HPV.  

Então, a vacina bivalente é capaz de proteger contra dois tipos de HPV: o 16 e o 18. Para trazer mais vantagens, a vacina quadrivalente promove uma maior imunização, protegendo contra ainda mais dois subtipos além dos citados, o 6 e o 11. 

A Proteger Vacinas trabalha com a vacina HPV quadrivalente, a mais completa para vencer o vírus. Para proteger a sua família com a vacinação, conte conosco.

Como funciona a vacina? 

Graças aos avanços da medicina moderna, os subtipos de HPV podem ser prevenidos por meio de vacinas. Por sorte, estima-se que a vacina tem eficácia de pelo menos 70% quando o assunto é prevenir casos de câncer de colo de útero causados pelo vírus. 

O mecanismo de ação da vacina estimula a produção de anticorpos que combatem o vírus, deixando o sistema imune protegido e o paciente saudável. 

Ainda, a proteção depende da resposta do organismo à produção de anticorpos, portanto, é sempre recomendado o uso conjunto de preservativos – visto que o vírus pode ser passado por contato sexual. 

A fim de entender mais sobre vacinas, acompanhe o nosso blog. Estamos sempre postando novidades para te manter informado sobre vacinação, saúde e qualidade de vida. 

Por que é importante vacinar as crianças? 

A vacina para o HPV é muito importante para crianças a partir dos 9 anos de idade. Estimativas revelam que, certamente, 1 a cada 10 meninas entram em contato com o HPV em sua primeira relação sexual. Portanto, é muito importante vacinar os filhos para manter a prevenção e a saúde em dia ainda na transição entre infância e adolescência. 

Muitos pais ficam com medo que a vacinação estimule a vida sexual precoce. Mas a verdade é que vacinar os filhos contra doenças que podem ser transmitidas pelo sexo é um dever dos pais. 

Vale lembrar que a vacina contra a hepatite B, que pode ser considerada um DST, ocorre ainda em bebês. Por isso, não deixe de vacinar o seu filho(a). 

Mesmo que a vacinação seja ainda mais indicada para quem ainda não iniciou a sua vida sexual, a infecção pode ocorrer durante a vida toda. Por isso, vale a pena vacinar toda a família.

Quando a vacina deve ser tomada?

A indicação de idade para tomar a vacina HPV depende de cada tipo de imunização: 

  • Vacina quadrivalente: A vacina que protege contra mais subtipos de HPV possui indicação para ser tomada por mulheres dos 9 aos 45 anos de idade e para homens dos 9 aos 26 anos de idade.
  • Vacina bivalente: já a vacina bivalente, que protege contra dois subtipos, possui recomendação para meninas a partir dos 9 anos – sem restrições de idade.  

Tais vacinas podem proteger os pacientes contra os temidos cânceres de útero, pênis, vagina, ânus e muitas outras situações perigosas e desagradáveis – bem como as verrugas genitais.

Adultos devem se vacinar contra o HPV?

Estudos revelam que a resposta imunológica é similar em meninas de 9 a 13 anos se comparado com mulheres dos 16 aos 26 anos. Isso indica que a vacinação adulta pode ser tão importante quanto em pessoas jovens. 

Embora o maior risco de infecção pelo HPV ocorra entre os 15-19 anos de idade, ele existe durante toda a vida. Assim, independente da idade, qualquer mulher merece ser protegida contra o HPV. 

Vale ressaltar que a vacinação contra o HPV em mulheres adultas e que já foram expostas ao vírus é essencial para protegê-la contra subtipos os quais ainda não foi exposta, sendo importante para promover saúde.  

Vale a pena vacinar?

Com certeza vale a pena vacinar contra o HPV independente da idade. Ao levar em consideração que o vírus pode causar doenças como o câncer, a prevenção é bem-vinda para qualquer pessoa.

Lembre-se que, certamente, o uso de preservativos deve vir acompanhado da vacinação contra a doença, evitando essa infecção perigosa e indesejável. 

Por sorte, a vacina pode ser tomada até por quem já iniciou sua vida sexual – ou mesmo por aqueles que já foram infectados por algum subtipo do vírus. Assim, a vacina do HPV é uma grande aliada da saúde, qualquer que seja a faixa etária ou situação de vida. 

Ainda com dúvidas sobre a vacinação?

Não se preocupe! Nós da Proteger Vacinas contamos com uma equipe especializada em vacinação contra o HPV.

Entre em contato conosco pelo número de telefone (48) 3086-7100 ou visite o nosso site.

Você pode gostar

Entenda mais sobre a vacina Meningo B e para quem ela é indicada.

Crianças na quarentena: o que fazer e quais são os cuidados necessários?

Quarentena COVID-19: 5 dicas para cuidar da sua saúde mental

Coronavírus: quais cuidados são necessários dentro de casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *