Coronavírus: quais cuidados são necessários dentro de casa?

Veja os cuidados que devemos tomar dentro de casa para se proteger contra o coronavírus (COVID-19).

COVID-19: enfrentar o coronavírus tem sido um desafio mundial. E em meio a uma pandemia que não possui cura ou vacinação, a prevenção ainda é o melhor remédio.

Para te ajudar nesse desafio contra o COVID-19, preparamos uma lista de cuidados que são necessários para prevenir o coronavírus dentro de casa! Vamos conferir? Siga a leitura na íntegra e proteja-se!

Cuidados com o Coronavírus Dentro de Casa:

Cuidado 1: tire os sapatos para entrar em casa.

Saiu para ir ao mercado? Precisou ir trabalhar? Ao chegar em casa, é recomendado tirar os sapatos antes de entrar.

Infelizmente, os calçados podem funcionar como meios de transporte para microorganismos – incluindo o vírus causador da doença. Portanto, uma excelente dica é jamais entrar com os sapatos sujos para dentro de casa.

Quem sai constantemente para trabalhar, mesmo em meio à pandemia, pode optar por uma sapateira na porta de casa, a facilitar a movimentação de entrada/saída e higienização do ambiente.

Aqueles que só saíram por motivos eventuais e permanecem isolados na residência, podem tirar os sapatos e já levá-los direto para a lavanderia, sem precisar deixá-los na porta.

 

Cuidado 2: lave todas as roupas que usou fora.

Outra recomendação muito importante para quem precisou sair de casa é: lavar suas roupas assim que chegar!

Para evitar a propagação do coronavírus, tire as roupas assim que chegar em casa, levando-as para lavar imediatamente.

Caso sejam poucas peças, você pode ir colocando-as na máquina até que junte uma quantidade suficiente para a lavagem. Mas não fique andando pela casa com a roupa suja – e muito menos misture com peças limpas.

Por sorte, a maioria dos produtos usados para a lavagem diária já são o suficiente para matar o vírus, mas é indicado lavar as roupas separadamente, usar bastante sabão e procurar deixá-las de molho.

 

Cuidado 3: higienize bem suas compras e embalagens.

Pediu comida de fora de casa? Chegou com compras do mercado? Higienize todos os objetos que estiveram em contato com o meio externo!

Use álcool gel ou lave-os com água e detergente, minimizando os riscos de propagação do coronavírus. Um cuidado extra deve ser tomado com embalagens (potes, latas, caixas), frutas e verduras e sacolas plásticas.

É recomendado usar soluções com hipoclorito de sódio para lavar bem os vegetais. Por isso, fique atento e foque ao máximo na higienização de tudo que entrar em sua residência!

 

Cuidado 4: mantenha a casa bem limpa.

Essa dica é essencial principalmente para quem possui algum membro da família que precisa sair de casa (mesmo que seja para uma comprinha básica no mercado).

Assim que retornar para a residência, higienize tudo aquilo que tocar: seja maçanetas, chaves ou qualquer tipo de objeto.

Para isso, use álcool em gel para as superfícies e um desinfetante comum para os pisos. Apesar da limpeza ser essencial, neuras e exageros não são necessários! Basta limpar as superfícies apenas quando tiver contato com objetos fora de casa e passar um pano no chão uma vez por dia!

E por falar em neuras…Quer saber como manter a saúde mental em dia em tempos de quarentena? Confira esse material exclusivo que preparamos para você!

 

Cuidado 5: deixe os ambientes bem arejados.

Nada de fechar todas as janelas e impedir o ar de entrar!

Quanto mais arejada estiver a casa, melhor! Portanto, deixe o ar entrar e garanta que nenhum cômodo fique enclausurado, trazendo ainda mais saúde para a sua família!

Seguindo esse manual de limpeza e suas dicas, é possível se prevenir contra o coronavírus mesmo dentro de casa!

Se precisar sair de casa…

Apesar da campanha #fiqueemcasa, sabemos que não são todas as pessoas que podem permanecer no isolamento – e alguma precisam trabalhar mesmo em período de quarentena.

Se você é uma dessas pessoas que não podem permanecer em home office e precisa sair de casa, trouxemos algumas dicas extras para se prevenir contra o coronavírus e ter ainda mais cuidados para não trazer o vírus para dentro de casa!

Confira as dicas:

  • Mantenha sua bolsa limpa

Todos os dias, assim que retornar do trabalho, é importante higienizar bem a sua bolsa. Afinal, ela pode manter o contato com inúmeros microorganismos, não é mesmo?

Para isso, use álcool 70 ou desinfetantes específicos para tal finalidade. Basta passar um pano na bolsa e pronto! Sua família já estará protegida!

  • Use o cabelo preso

Apesar de muitas mulheres não gostarem de usar o cabelo preso, essa atitude é muito recomendada em tempos de coronavírus – principalmente porque muitas têm o costume de passar a mão nas madeixas o tempo todo.

Embora estudos ainda não tenham confirmado se o vírus pode ser propagado ao estar presente no cabelo, condutas de segurança para os profissionais da saúde recomendam que o cabelo esteja preso.

Portanto, essa ação é indicada para a proteção contra o COVID-19. E é muito bem-vinda para quem precisa sair para fora de casa!

  • Esteja com as vacinas em dia

Ao estar saindo de casa, é necessário que a imunidade esteja ainda mais potente, prevenindo qualquer doença ou enfermidade que possa comprometer sua saúde.

Então por que não tomar vacinas e se manter protegido contra a gripe antes mesmo do inverno?

É uma excelente maneira de alavancar o sistema imune e evitar “dores de cabeça”. Confira todos os benefícios da vacina contra a gripe aqui.

Deseja mais informações sobre vacinas em sua região? Consulte nosso site ou faça-nos uma visita! Estamos atendendo normalmente em duas de nossas unidades, prontos para recebê-lo.

  • Cuide da sua alimentação

Além de manter as vacinas em dia, outra maneira de cuidar do sistema imune é focar em uma excelente alimentação.

Capriche no consumo de frutas cítricas, tome bastante água e procure alimentos ricos em vitaminas. Ótimas recomendações são:

  • Vegetais verdes escuros;
  • Oleaginosas;
  • Óleo de coco;
  • Própolis;
  • Antioxidantes;
  • Especiarias como gengibre e pimenta;
  • Alho, cebola e iogurte.

Por isso, aproveite todas as dicas que trouxemos para manter os cuidados com o coronavírus dentro de casa. E conte com a Proteger Vacinas para manter toda a sua família saudável e protegida!

Solicite atendimento pelo whatsapp: linktr.ee/protegervacinas

Você pode gostar

Crianças na quarentena: o que fazer e quais são os cuidados necessários?

Quarentena COVID-19: 5 dicas para cuidar da sua saúde mental

Protocolo de Segurança da Clínica em meio à Pandemia de COVID-19

Vacinas contra a gripe: quais são os benefícios da prevenção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *