Conheça a importância das vacinas contra a meningite

Todos nós sabemos que com saúde não se brinca, especialmente quando pensamos no bem mais valiosos que temos, nossos filhos. E para garantir o bem estar e saúde deles, é preciso se prevenir contra doenças graves, entre elas a meningite, que pode levar a morte.

A Meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A transmissão pode ocorrer de diversas formas e depende do tipo de Meningite. Meningite pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos ou por processos não infeciosos, como um traumatismo. A Meningite bacteriana é a mais grave!

O risco de contrair a Meningite é maior em crianças menores de 5 anos e principalmente nos menores de 12 meses. No entanto pode acontecer em qualquer idade!

A imunização sempre é a melhor saída para evitar a meningite!!

Nem todas as vacinas são encontradas na rede pública de saúde. Algumas delas são aplicadas somente em clínicas particulares: vacina meningocócica B ; a meningocócica ACWY e a vacina Pneumocócica 13v.

Abaixo você entenderá um pouco mais como fazer a imunização de forma completa, a importância das vacinas contra a meningite, e a proteção que você garantirá aos seus filhos , além da tranquilidade de ter sua família segura.

Vacinas da Rede Pública:

O sistema público de saúde brasileiro oferece gratuitamente nos postos as vacinas contra Hemofilo B ( oferecida na Penta Brasil) e meningite C, indicada para bebês (aos 3 e 5 meses e com reforço aos 12 meses) e para adolescentes (dos 11 aos 14 anos).

Para garantir a imunização e uma proteção mais completa contra a meningite é preciso receber também outras três vacinas, que são encontradas somente em clínicas particulares.

Vacinas para meningite Meningocócica*

Meningo B

Previne contra meningite bacteriana do tipo B, causada pela bactéria meningococo do tipo B.

A vacina é indicada para:

• Crianças e adolescentes, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm);

• Adultos com até 50 anos;

• Pessoas de qualquer idade com problemas de saúde que aumentem o risco para a doença meningocócica.

Meningite ACWY (Meningocócica Conjugada Quadrivalente)

Previne contra as meningites bacterianas causadas pelas bactérias meningococos dos tipos A, C, W e Y.

A vacina é indica para:

• bebês , Crianças, adolescentes e adultos

• Pessoas de qualquer idade com problemas de saúde que aumentem o risco para a doença meningocócica.

Pneumo 13

Protege contra doenças pneumocócicas que podem ser invasivas ou não invasivas caudadas pelos 13 sorotipos contidos na vacina . O pneumococo pode ser causa de pneumonia, meningite , sepse e otite. Das formas invasivas a Meningite é a forma mais comum da doença em lactentes. A letalidade da Meningite Pneumocócica é maior do que a da doença meningocócica!

A vacina é indica para:

• Bebês a partir de 6 semanas de vida meses;

• Crianças,

• Adolescentes e adultos

• Adultos e idosos sem limite de idade.

Proteger Vacinas

Agora que você já sabe o que é meningite, como ela pode ser transmitida e a importância da imunização para combate-la, é hora de se vacinar e vacinar seus filhos, garantindo que toda família fique livre da doença.

Em uma clínica completa e preparada para receber pacientes de todas as idades, a Proteger Vacinas oferece as três imunizações que compõem o ciclo de proteção contra a meningite nas unidades de Florianópolis, Angeloni Capoeiras e Palhoça.

Entre em contato conosco via whatsapp, agende uma visita e tire todas as suas dúvidas. Não se esquece que a imunização é a forma mais eficaz de proteger nosso organismo contra as doenças! Proteger é cuidar de toda a família.

Você pode gostar

Dicas sobre imunização, saiba quando devemos ser vacinados

Saiba mais sobre a importância da vacinação

Vacina da Gripe pode proteger doenças cardíacas

Entenda a mutação do vírus da Gripe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *