Calendário de Vacinação para Gestantes: Entenda Tudo sobre o Assunto

Para já começar a relação entre mãe e filho com o maior amor possível, nada melhor do que fornecer saúde para ambos – mantendo o calendário de vacinação para gestantes em dia!

É por isso que a equipe da Proteger Vacinas trouxe o artigo de hoje para falar sobre os cuidados que começam ainda na barriga: a imunização antes do nascimento do bebê. Essencial tanto para a mamãe quanto para o pequeno, ela não pode ser deixada de lado.

Acompanhe o artigo e depois tire todas as suas dúvidas com a gente!

Vacinas para grávidas: por que são importantes?

Responsáveis por transmitir anticorpos da mãe para o bebê, as vacinas em gestantes são cruciais. Por meio delas, os filhos ficam protegidos antes mesmo do nascimento, tendo menores riscos de desenvolver doenças perigosas para a sua saúde.

Durante a gestação, tais anticorpos (que são compostos de defesa do organismo) serão enviados para o feto pela placenta. E depois do nascimento, ainda não transferidos pelo leite materno – daí a grande importância da amamentação.

Por proteger recém nascidos até os 6-12 meses de idade, a vacinação para gestantes é um item recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e não deve ser ignorado.

Por isso, nada melhor do que fornecer essa proteção materna para o seu filhinho. Vacinar é um ato de saúde e carinho – e todo bebê merece isso!

Agora, para que você saiba tudo sobre o calendário de vacinação de gestantes e tire suas principais dúvidas, reunimos as perguntas mais frequentes num só lugar. Confira abaixo.

– Orçamento de Vacinas para Gestantes em Florianópolis e Palhoça.

Perguntas frequentes sobre vacina para mamães:
Grávidas podem tomar todas as vacinas?

Não! Embora a imunização seja uma aliada da saúde, nem todas as vacinas podem ser aplicadas em mulheres gestantes. Mas aquelas que são recomendadas pelos médicos são totalmente seguras. Falaremos mais sobre elas abaixo. Então, não há com o que se preocupar.

As vacinas do Calendário da Gestante são seguras?

Sim! Todas as vacinas indicadas para gestantes (sobre as quais falaremos nos próximos tópicos) são totalmente eficazes e seguras para a mãe e seu bebê – envolvendo comprovações científicas e recomendações médicas de qualidade.

– Com saúde a vida é mais feliz. Conheça nossas vacinas e proteja-se!

Por que a gestante precisa se vacinar?

Primeiro motivo: para diminuir o risco de infecções durante a espera do bebê

Durante a gravidez, infecções podem levar à hospitalização ou uso de substâncias/medicamentos perigosos para o feto. Além de poder causar malformações no bebê, tudo isso aumenta os riscos de aborto.

Como algumas vacinas previnem infecções desse tipo, o calendário vacinal para gestantes não deve ser deixado de lado, mesmo em tempos de pandemia.

Segundo motivo: deixar o feto mais protegido

Por ainda não ter tido contato com o meio externo, o bebê vem ao mundo sem muitas defesas próprias. E isso o torna ainda mais propício para pegar doenças que podem comprometer (e muito) a sua frágil saúde.

Mas quando a gestante segue o calendário adequadamente, ela passa os anticorpos (proteínas de defesa) para o seu filho, ainda na barriga. Isso trás mais sucesso para o pequeno, principalmente nos primeiros meses de vida.

Terceiro motivo: as gestantes fazem parte de grupos de risco

Para várias patologias, as grávidas fazem parte do grupo de alto risco. Um grande exemplo é a própria gripe. Por conta disso, é muito melhor prevenir complicações e se vacinar antes de problemas.

Quarto motivo: vacinar é um ato de amor

Vacinar é se preocupar. E como toda mamãe, nada melhor do que cuidar da sua amada família. Por isso, coloque a imunização como uma das suas propriedades da rotina pré-natal. Ela realmente é essencial!

– Entenda mais sobre a vacina Meningo B e suas indicações.

Orientação vacinal sem custo para gestantes

Com uma equipe de enfermagem especializada, fornecemos uma entrevista pré-vacinal exclusiva para as mamães. E o melhor de tudo: sem custo algum.

Por isso, você pode respirar ainda mais aliviada quando o assunto é a sua saúde e de seu bebê. Estamos aqui para ajudá-la.

 

As principais vacinas do calendário da gestante + detalhes sobre elas

Gripe

Neste ano, a problemática de Conoravírus (COVID-19) trouxe em pauta a importância da vacina da gripe. Mas existindo uma pandemia ou não, essa imunização é altamente indicada para mamães.

Capaz de proteger contra vários subtipos do vírus influenza, ela precisa ser considerada. O lado bom é que apenas uma dose é necessária para a proteção.

dTpa (difteria + tétano + coqueluche)

Essa imunização é poderosa para as 3 doenças: tétano, coqueluche e difteria. Por isso, ela realmente precisa ser realizada. O esquema vacinal vai variar conforme o histórico de cada mamãe.

Hepatite B

Essencial para prevenir a hepatite B, essa vacina evita complicações no fígado causadas pelo vírus. Assim como na dTpa, o esquema vacinal depende da imunização prévia da mãe, sofrendo variações.

Outras vacinas muito importantes

Dependendo do estado de saúde e particularidades de cada mulher, os médicos podem indicar outras vacinas para situações peculiares. Mas nesse caso, vale a pena consultar seu médico e se informar sobre o assunto.

– Quarentena com crianças: todas as dicas aqui!

Onde se vacinar em Florianópolis e Palhoça?

As gestantes de Florianópolis e região podem ficar despreocupadas. Pois a região conta com uma das melhores Clínicas de Imunização do Sul do País: a Proteger Vacinas.

Entre em contato conosco pelos telefones e venha nos fazer uma visita:

  • (48) 3086-7100
  • (48) 99101-5274

E caso você esteja com medo de ficar saindo muito de casa, por conta do COVID-19, solicite o nosso atendimento Home Care (Vacina VIP). Entenda mais sobre esse serviço exclusivo clicando aqui.

Além disso, acompanhe nosso blog de forma periódica. Estamos sempre postando novidades para que as gestantes fiquem mais informadas e possam cuidar dos seus pequenos com ainda mais facilidade e qualidade de vida. Conte conosco para o que precisar! –  Link para o blog da Proteger Vacinas.

Você pode gostar

A importância das vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23

Vacina Pentavalente x Hexavalente: você sabe qual é a diferença entre elas?

Vacine-se em casa: conheça o Atendimento Domiciliar Vacina VIP HOME

Vacinação: informações sobre intolerância, alergias e reações adversas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *