As principais formas de prevenir doenças respiratórias no inverno

Powered by Rock Convert

Com a aproximação do inverno, as preocupações com doenças respiratórias se tornam constantes. Afinal: é bem nesta época que os hábitos e o clima propiciam a propagação de vírus e bactérias que podem causar doenças respiratórias frequentes.

 

Mas existe alguma maneira de impedir tal problemática? A solução mais plausível ainda é a prevenção. Por isso, a equipe da Proteger Vacinas reuniu as principais maneiras de prevenir doenças respiratórias no inverno – trazendo dicas completas para cuidar da sua saúde. Acompanhe na íntegra!

 

– Conheça a sua clínica de imunização em Florianópolis, Palhoça e Capoeiras.

 

Antes de tudo: por que doenças respiratórias são mais comuns no inverno?

Antes mesmo de falar sobre como prevenir doenças respiratórias no inverno, é essencial pensar sobre o seguinte. Mas afinal: por que tais patologias são mais comuns durante os meses mais frios?

 

A resposta para esta pergunta não é complicada de entender. No inverno, o comportamento das pessoas muda completamente. Elas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados para se proteger do frio.

 

E, infelizmente, tais locais possuem pouca ventilação e propiciam o surgimento de doenças respiratórias. Seja a gripe, resfriados, viroses, doenças bacterianas e até mesmo o temido Coronavírus.

 

Além do hábito das próprias pessoas, temporadas de frio por si só já são um problema. Isso porque as condições climáticas facilitam a propagação de doenças – seja pela baixa umidade do ar ou pela queda da temperatura.

 

Por isso, é essencial pensar em maneiras de prevenção para doenças respiratórias no inverno.

 

Dicas para prevenir doenças respiratórias no inverno

Quer saber como passar o inverno bem protegido e livre de doenças respiratórias desagradáveis? Acompanhe as dicas que a Proteger Vacinas Florianópolis preparou para você:

Lave as mãos constantemente

Depois da pandemia de COVID-19 assolar o mundo, o costume de passar álcool em gel e lavar as mãos se tornou frequente para grande parte da população. E a verdade é que tal ação é uma excelente maneira de prevenir doenças respiratórias. O que vai além do próprio Coronavírus.

 

Embora muitos acreditem que as infecções respiratórias comuns no inverno são transmitidas pelo ar, podemos nos contaminar com as mãos.

 

Por isso, tenha atenção redobrada com a higiene e mantenha as mãos sempre limpas. Principalmente ao frequentar locais públicos ou tocar em itens/objetos compartilhados.

– COVID-19 e a importância de estar com as vacinas em dia.

 

Diga ‘não’ para aglomerações e locais públicos fechados

Se tem uma coisa que aprendemos com a pandemia de COVID-19, é evitar aglomerações ou locais fechados. E o mesmo vale para outras doenças respiratórias que são comuns no inverno.

 

Sempre que possível, prefira estar em locais mais arejados e evite ao máximo aglomerações ou locais públicos. Tente respeitar o lema #fiqueemcasa sempre que puder.

Faça atividades físicas

Embora alguns considerem a prática de atividades físicas como uma aliada estética, estudos científicos revelam que exercício e saúde andam de mãos dadas.

 

Vacina Gripe 2021Powered by Rock Convert

A atividade física potencializa o sistema imune e deixa o corpo mais protegido com outras doenças. Então, não deixe o frio ser uma desculpa para você não cuidar do seu organismo.

 

– Vacinação gripe 2021: saiba quem deve tomar a vacina

 

Procure manter uma alimentação equilibrada

Assim como o exercício, a alimentação é outro fator crucial para cuidar do sistema imune. Dietas equilibradas e ricas em alimentos nutritivos ajudam a manter o organismo protegido das doenças respiratórias no inverno.

 

Neste sentido, alguns alimentos podem ser grandes aliados. Então, para prevenir doenças respiratórias no inverno, consuma:

 

  • Frutas cítricas: ricas em vitamina C, elas vão prevenir infecções nas vias respiratórias, turbinando sua imunidade. Opte por porções que incluam laranja, tangerina, acerola, etc.
  • Alho: o alho possui duas substâncias químicas capazes de combater naturalmente as infecções virais, micológicas (por fungos) e bacterianas. O que é extremamente viável para prevenir doenças respiratórias nos meses frios;
  • Gengibre: o gengibre é uma especiaria formada por gingerol. Este composto é um potente anti-inflamatório e antioxidante, que reduz complicações nas vias respiratórias e deixa o organismo livre de doenças;
  • Linhaça: além de tais alimentos, a linhaça ajudará a aliviar problemas respiratórios e nas mucosas, trazendo mais saúde e menos propensão para doenças.

 

Junto com a alimentação, procure reduzir o estresse e ter boas noites de sono. Tudo isso ajudará a manter sua saúde mais forte e corpo menos predisposto para desenvolver doenças.

 

Mantenha sua carteirinha de vacinação em dia

Com o tema de COVID-19 em alta, muitas pessoas pararam para se atentar sobre a importância de vacinas. Mas a verdade é que a imunização é essencial não só para prevenir doenças.

 

O ato também é responsável por estimular o trabalho do sistema imune – fazendo com que o organismo fique muito saudável, além de protegido.

 

Sabemos que todas as vacinas são importantes. Mas no inverno, não esqueça de prestar atenção naquelas que estão fortemente relacionadas com doenças respiratórias nos meses frios.

 

As vacinas mais recomendadas para prevenir doenças respiratórias no inverno são:

  • A famosa vacina da Gripe;
  • E as vacinas pneumocócicas 13 e 23 (pneumo 13 e 23).

 

– Saiba mais sobre as principais vacinas recomendadas na pandemia.

 

A vacina da gripe é ainda mais importante em tempos de Coronavírus, visto que está relacionada com a menor necessidade de ir ao médico e diagnóstico facilitado para a doença.

 

Além disso, vacinas pneumo 13 e pneumo 23 podem ser igualmente essenciais para este período que estamos enfrentando. Porque apesar de não deter o Coronavírus, elas minimizam complicações secundárias da doença – relacionadas com a terrível pneumonia.

 

Por isso, conte com a ajuda da Clínica de Imunização Proteger Vacinas para cuidar de você e sua família. Temos mais de uma década de experiência em vacinas humanas, contando com o melhor serviço da região para te atender.

 

Vacine-se e espante as doenças respiratórias no inverno

Além da alimentação, práticas de higiene e hábitos saudáveis de vida, sabe-se que a vacinação é uma das principais maneiras de prevenir doenças respiratórias nos meses mais frios do ano.

 

Então por que não garantir que sua saúde fique bem protegida? Garanta que sua carteirinha de vacinação esteja atualizada, principalmente para as vacinas que são mais indicadas no inverno. Venha se vacinar conosco: contato por WhatsApp.

Powered by Rock Convert

Você pode gostar

Vacina da gripe do sistema público e privado: tem diferença?

A importância da vacina da gripe para crianças e gestantes

A vacina da gripe pode minimizar os riscos associados a COVID-19?

habitos saudaveis em casa

Vacinas em dia e hábitos saudáveis ajudam a prevenir doenças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *