A vacina da gripe pode minimizar os riscos associados a COVID-19?

Powered by Rock Convert

Enquanto a vacina contra o Coronavírus não chega para toda a população, é preciso pensar em alternativas para se proteger. Dentro deste cenário, surge o questionamento sobre a interferência da vacina da gripe na proteção da COVID-19.

 

Será que a vacina antigripal pode ajudar a prevenir os sintomas relacionados ao COVID-19? Qual é a importância em participar da campanha de vacinação contra a gripe em 2021? Neste artigo, saiba tudo sobre vacina da gripe e a sua relação com o novo Coronavírus. Acompanhe a leitura na íntegra!  

 

Vacinas contra a gripe minimizam complicações de saúde no país

Profissionais da saúde da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) defendem que a vacina contra a gripe é extremamente benéfica para não levar a um aumento dos problemas de saúde no país.

 

O motivo não é difícil de entender. Como a gripe pode apresentar sintomas similares ao COVID-19, pode haver a confusão entre um episódio gripal e o Coronavírus. Quando a pessoa está vacinada contra a Influenza, reduzem as idas ao médico e facilita o diagnóstico da COVID-19.

 

Além de tais fatores interessantes, existem mais motivos para se vacinar contra a gripe em 2021.

– Entenda mais sobre a relação da vacina da gripe com a COVID-19

 

Pesquisas preliminares realizadas na Europa indicam que a vacina da gripe pode reduzir os riscos de infecção para o Coronavírus. Embora tais resultados não signifiquem que ela, de fato, seja capaz de prevenir a COVID-19, várias evidências mostram benefícios importantes da vacina antigripal relacionados ao novo Coronavírus.

 

Em paralelo com as pesquisas europeias, pesquisas dos EUA mostram resultados interessantes. Os estudos vêm indicando a possibilidade de as vacinas contra a Influenza contribuírem com alguma proteção para o novo Coronavírus. E se considerar que se trata de duas patologias com quadros respiratórios similares, a vacinação pode ser muito bem-vinda.

 

Vacina da gripe e do novo Coronavírus são a mesma coisa?

Definitivamente, não! Tomar a vacina contra a gripe não significa que você estará livre de se infectar com o temido Coronavírus. No entanto, estudos conduzidos pela Universidade de Michigan (EUA) indicam que pessoas vacinadas contra Influenza ficam menos doentes ou desenvolvem casos não tão severos da doença.

 

Cientistas americanos revelam que tomar uma dose da vacina da gripe pode reduzir problemas respiratórios e doenças graves – trazendo vantagens imensas em tempos de COVID-19.

 

Embora ainda seja preciso se preocupar com a vacina do novo Coronavírus, a vacinação da gripe pode ser uma boa aliada enquanto ela não chega para todos.

 

Entre em contato com a Equipe Especialista da Proteger Vacinas e tire todas as suas dúvidas sobre os benefícios da vacina da gripe em 2021. Estaremos felizes em atendê-lo, fornecendo o melhor atendimento para cuidar de você.

 

Vacina Gripe 2021Powered by Rock Convert

Benefícios da vacina da gripe envolvidos com a COVID-19

Logo abaixo, você confere uma lista com alguma das vantagens relacionadas à vacinação gripe em 2021. Confira alguns dos motivos para garantir a sua dose deste ano!

 

  • Prevenir-se com a vacina contra a gripe aumenta a capacidade de proteção do sistema imunológico– principalmente com relação a doenças respiratórias;
  • A vacina da gripe deixa o corpo protegido contra a Influenza e reduz idas desnecessárias a serviços de saúde. Tudo isso ajuda a respeitar o lema #fiqueemcasa e reduz a pressão no sistema de saúde;
  • Vacinar-se contra a gripe é uma forma de facilitar diagnósticos do novo Coronavírus, já que a imunização é bem efetiva para prevenir contra a Influenza – e os quadros podem ser similares em alguns casos;
  • O organismo fica muito mais forte e pronto para combater possíveis doenças respiratórias, que são muito mais comuns no inverno;
  • E, através dos dados recentes, a vacinação gripe 2021 pode reduzir alguns fatores relacionados com a COVID-19 – embora não seja efetiva, de fato, para eliminar a possibilidade de contrair a doença.

 

Com todas as vantagens envolvidas, não há motivos para não garantir a sua dose na campanha de vacinação deste ano. Em Floripa, Capoeiras e Palhoça, conte com a Proteger Vacinas na hora de se prevenir. Também oferecemos vacinação em domicílio para quem está evitando sair de casa.

 

Quem deve participar da campanha de vacinação gripe 2021?

Antigamente, o grupo preferencial na campanha da vacina antigripal eram os idosos. Mas com a chegada da pandemia de COVID-19, as recomendações mudaram drasticamente.

 

Desde então, a vacina da gripe é indicada para qualquer pessoa a partir dos 6 meses de vida. E por ser capaz de deixar o organismo saudável e contribuir para o diagnóstico de COVID-19, todos devem considerar tomá-la.

– Dica de ouro: as principais formas de prevenir doenças respiratórias no inverno

 

Hábitos de vida saudáveis, higiene e vacinas ajudam a prevenir a COVID-19

Por todo lado, encontramos cartazes que estimulam redobrar o cuidado com a higiene em tempos de COVID-19. Lavar as mãos, limpar as compras do mercado, passar álcool gel são só alguns comportamentos diante do novo cenário.

 

Mas além da própria higiene, comportamentos saudáveis podem minimizar complicações envolvidas com o Coronavírus. Dormir bem, manter o corpo hidratado, garantir uma alimentação equilibrada e praticar atividade física pode ajudar.

 

E, claro: manter a carteirinha de vacinação em dia pode ser uma ação aliada! Se não tiver nenhuma vacina pendente, opte por imunizações recomendadas em tempos de pandemia.

 

As vacinas indicadas na pandemia de COVID-19 são:

  • A vacina contra a gripe (Influenza);
  • E as vacinas pneumo 13 e pneumo 23 – que podem estar relacionadas com sintomas graves da COVID-19, como a temida pneumonia.

– Coronavírus: quais cuidados são necessários dentro de casa? Saiba tudo sobre o assunto.

 

Vacine-se em Florianópolis e região

Depois de conferir todos os motivos e vantagens para se proteger da gripe durante a pandemia do novo Coronavírus, é preciso buscar uma Clínica de qualidade para se vacinar. A equipe especialista da Proteger Vacinas pode te auxiliar!

 

A vacina da gripe já está disponível na Clínica de Imunização Proteger Vacinas. Que tal garantir a sua dose em Florianópolis, Palhoça ou Capoeiras?

 

Temos mais de uma década de experiência no ramo e estamos prontos para oferecer o melhor cuidado para sua família. Conheça nossos serviços e surpreenda-se!

Powered by Rock Convert

Você pode gostar

A importância da amamentação e a relação com outras vacinas

Vacina Meningocócica ACWY: o que é e quem deve tomar?

Vacina da gripe do sistema público e privado: tem diferença?

A importância da vacina da gripe para crianças e gestantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *